AVISO _ VI FESTIVAL DE CINEMA DE ITU –

Infelizmente, após várias tentativas para viabilizar a sexta edição do Cinema Mundo, venho comunicar que não será possível a realização do VI Festival Internacioanal de Cinema de Itu neste ano.´

Aproveito a mudança no Ministério da Cultura para, a partir deste pequeno testemunho, alertar sobre situação de calamidade que se encontram alguns pequenos produtores fora dos grandes centros.

Hoje, vivemos basicamente de dois instrumentos de obtenção de recursos, as leis de incentivo e os fomentos diretos via editais. Ora, tanto um quanto o outro deveriam ir de encontro ao cultivo das raízes, às coisas legítimas, à poesia, aos sentidos, porém, estranhamente atendem aos interesses de um pseudo mercado, indigesto e fascista, que insiste em manter as fórmulas enlatadas como forma de cultura. A Lei Rouanet, por exemplo, até nos aprova para nos iludir um pouco mais sabendo que vão nos parar os Bancos e Petrobrás. Temos então que buscar os pequenos apoios e as empresas não viciadas. Vamos lá, defendemos e conseguimos realizar, mas não conseguimos manter, porque estamos sempre com a corda no pescoço, qualquer mudança e já era todo o trabalho de anos. Essas empresas logo percebem que não há tempo de esperar a árvore crescer, é melhor comprar uma árvore grande e tranplantá-la nos seus jardins. Ano de eleição então? Se está disposto a morrer pela sua arte, siga em frente.

Não posso deixar de dizer que está errado sim, se aproveitar de uma campanha eleitoral, ou de um acerto de contas, para escolher um Ministro da Cultura. Não deveria ser assim, porém, diante do terror, temos que ter esperança.

O Festival de Itu nunca exibiu um filme comercial, não leva atores famosos. Mas, oferece cursos excelentes para pessoas que gostam de cinema, oferece prêmio para que os realizadores possam continuar a fazer filmes e eles fazem. Conversaram com o público ao longo de seus 5 anos os ilustres: Joel Yamaji, Ricardo Miranda, Paulo Cezar Saraceni, Andrea Tonacci, Luiz Rosemberg Filho, Cristina Amaral, Carlos Reinchenbach, Sergio Santeiro, Luiz Carlos Saldanha, José Mojica Marins, Anselmo Duarte, Elke Maravilha. O Festival exibe por ano, mais de 50 filmes, nenhum que será visto nos cinema de hoje. O público cresce aos pouquinhos, porque não fechamos com as escolas apenas para fazer número no entanto, sessões como a de Luiz Rosemberg Filho lotam e são ovacionadas por alunos de universidade que ali estão por vontade própria.

Tenho o maior orgulho desse festival, espero voltar ano que vem em Itu, ou em qualquer lugar.

Muito Obrigada

Renata Saraceni

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>